Pr. Joaquim de Andrade
e Pr. Natanael Rinaldi
I - Introdução
Seria correto dizer-se que o texto de Joel 2:28-29
(citado pôr Pedro em Atos 2:16-18) tenha, pôr
extensão, atingido os Católicos Romanos?
Muitos entendem que sim, outros dizem que não.
Segundo dados da Conferencia Nacional dos Bispos do
Brasil (CNBB), a Igreja assiste, a cada ano, à
evasão de 600 mil fiéis, desestimulados
com os rumos do catolicismo. O Movimento carismático
foi apontado na própria assembléia geral
da CNBB, em abril de 1990, como uma das formas de resistência
e combate ao crescimento de movimentos evangélicos.
Os carismáticos estão hoje em mais de
130 países, inclusive no antigo bloco comunista.
É incrível o crescimento em nosso país
e se firma como arma católica contra os evangélicos..
II – História
Podemos dizer que o Papa Joäo XXIII foi o precursor
da Renovação Carismática. O Concílio
Vaticano II, foi o início desse movimento, manifestou-se
a propósito desse movimento: O Espírito
está se movendo em sua igreja hoje, especialmente
desde o Concilio Vaticano II. Parece pôr
acaso esperar-se maior freqüência dos dons
espirituais operando na Igreja? Antes do Concílio,
orávamos todos os dias: Renova tuas maravilhas
em nossos dias, para que tenhamos um novo Pentecostes.’ Esperávamos
que o concílio fosse um acontecimento ‘pentecostal’,
um derramamento do Espírito Santo. E foi
mesmo.’ Livro Católico Pentecostais (pág.232)
Ressaltam os católicos que o seu movimento carismático
não deve ser confundido com o movimento carismáticos
das igrejas evangélicas pentecostais: “...
não devemos confundir o movimento pentecostal
católico com o pentecostalismo denominacional.”
(Pág. 196)
III – Desenvolvimento
No outono de l966 reuniu-se na Universidade do Duquesne,
na cidade de Pittsburgh durante a Convenção Nacional
dos Cursilhos, o movimento desencadeado pelo Clero Católico,
no sentido de dinamizar as práticas católicas. O
mentor espiritual foi Edward O.Connor, escritor dos
livros - O Movimento Pentecostal na Igreja Católica”,
e “Pentecoste e Catolicismo. Seus auxiliares
neste trabalho foram Steve Clark e Ralph Martin Keifer.
(Pág. 15,17).
Dai o movimento propagou-se nas seguintes escalas:
1967 - Universidade de Notre Dame (1.000 pessoas presentes)
1973 - Oitavo Congresso Internacional sobre Renovação
Carismática, com a presença de 30.000
pessoas representando 40 nações.
1 - Em nível internacional:
O Escritório Internacional da RCC (ICCRO) International
Catholic Charismatic Office funciona em Roma, Itália.
2 - Em nível de América Latina
Existe também um Escritório Latino Americano
para atender a essa região, cuja a sede está
na cidade de Bogotá, Colômbia.
IV – Brasil
No Brasil, o movimento carismático teve inicio
pôr volta de 1972, com o padre jesuíta
Harold J. Rahm e a cidade escolhida foi Campinas. A
estratégia de se começar o movimento carismático
nessa cidade do Estado de São Paulo se prende
ao fato de lá se concentrarem muitos missionários
evangélicos Norte Americanos, oferecendo assim
ameaça às tradições católicas
campineiras. De Campinas o movimento carismático
se espalhou para todo o Brasil.
V – Objetivo
O objetivo desse movimento é o ECUMENISMO . E
para que esse objetivo fosse alcançado, teve-se
em mente atingir de modo específico os evangélicos
pentecostais. E isto pôr duas razoes:
1... Dentre os evangélicos, os pentecostais
se demonstravam os mais arredios contra a pretensão
de promover o Ecumenismo, proposto pelo Concílio
Vaticano II.
2... O interesse evangelístico do povo pentecostal
afastando muitos católicos da sua grei. O
crescimento do povo pentecostal no Brasil causava terrível
preocupação à liderança
católica. Esse movimento carismático
tem pois o objetivo de assegurar o católico dentro
da sua própria Igreja.
VI - Testemunhos
Agora passemos a examinar os testemunhos encontrados
no livro Católicos Pentecostais, e confrontá-los
com a Bíblia.
1.) As orações continuariam, porém,
em meio a um alegre bate-papo. Um jovem casal permanecia
de mãos dadas. Uma moça bebia coca-cola. Um
homem oferecia cigarro a alguém. Quando
eles, em seguida, iniciaram um cântico que dizia: “...eles
saberão que somos cristãos pôr causa
do nosso amor ... Senti-me, eu mesma, sendo
absorvida pôr aquilo”. (Pág.
62)
Comentários: Observemos “Alegre bate-papo”, “jovem
casal de mãos dada “.
Moça bebendo bebida alcoólica, oferecendo
cigarros”... Tudo numa cordial reunião
de oração! Isso porventura inspira? Ajuda
a comunhão com Deus?
Ainda bem que o livro expõe que o movimento
carismático católico nada tem a ver com
o movimento carismático evangélico, pois
seria escândalo um crente ser encontrado fumando,
muito mais numa reunião em que se busca o batismo
com o Espírito Santo, estar sendo realizada com
pessoas presentes oferecendo cigarros aos demais. (Is.
6:3; Ap. 4:8; I Pd 1:16; Jo 16:8; Gl
5:22,23; II Tm 2:19).
2.) Antes do ofertório da Missa, Tom Bettler,
um concluinte de Notre Dame, fez sua profissão
de fé e foi oficialmente recebido na Igreja Católica,
tendo recebido sua primeira comunhão. Uma
razão maior do que todas para celebrarmos!”. (pág.
71)
Comentários: Esse é o testemunho de Mary
McCarthy, ex-aluna da Universidade de Duquesne. Como
se vê com seu recebimento do batismo no Espírito
Santo trouxe-lhe um apego muito maior a igreja católica. É
sabido que a Igreja Católica ensina não
existir salvação fora de sua organização
(pág. 41 - Terceiro Catecismo de Doutrina Cristã,
primeira edição, agosto de 1966, Editora
Vera Cruz Ltda). En isso é antibiblico (At.
4;12; I Co 3:11; Jo 14:6; Ap 5:9-l0).
3.) É algo muito importante observar que o suposto
derramamento do Espírito Santo entre os católicos
não os convenceu de abandonarem sua igreja. “Ao
contrário renovou seu amor pela igreja e edificou
sua vida na comunidade católica” (pág.
73)
Comentários: Como resultado da experiência pentecostal
o católico se apega mais a igreja, recita mais
o rosário, participa mais da vida sacramental
da igreja.
A Bíblia se refere só a duas ordenanças
deixadas pôr Jesus: batismo e ceia. São
ordenanças simbólicas, sem qualquer poder
sobrenatural de comunicar graça especial ( Mt
28:19; Mc 16:15,16; At 8:37; Rm 6:3,4; I Co 11:23-26)
Quem recita o rosário em coro incorre na
reprovação de Jesus (Mt 6:5). Aos rezadores
de rosário disse Jesus (Mt 15:7-9).
4.) “Somente pelo fato de ser vivificado pelo
Espírito Santo é que a Igreja continua
a celebrar o mistério pascal d Cristo, em palavra
e sacramento, fazendo presente e eficiente em cada geração
a plenitude da redenção”(pág.
159)
Comentários: Como se observa, através
da igreja católica é que se efetua “a
plenitude da redenção” e isto se
dá através do sacramento da Eucaristia,
que também é conhecido como transubstânciação
que é a conversão de toda substância
pão no corpo de Jesus Cristo, e de toda a substânciação
do vinho, no corpo, sangue alma e divindade de Jesus
Cristo. Isto se dá depois da consagração
da hóstia.
Quem come do pão e bebe do vinho pensando que
se transformaram na pessoa de Jesus e os adora, comete
idolatria (Ex 20:3-5). Usar o texto de Jo 6:60,66,68
para tentar provar está heresia não é
valido, pois a obra de Deus está em Jo 6:29.
Jesus não entra no aparelho digestivo, mas no
coração.
5.) Testemunho de Mary McCarthy - “Em seguida
tornei-me envolvida de maneira mais dinâmica,
na liturgia. A assistência diária à
missa tornou-se minha maneira de viver. Através
da Missa recebo a força de que necessito para
testemunhar de Cristo e seus ensinamentos”(pág.
44,45). “... Sem nenhuma emoção
que acompanhasse o acontecimento, mas com grande calor
no corpo e uma grande segurança, convidei todos
os presentes para acompanharem no Magnificat”
(pág. 121)
Comentários: Missa é a repetição
do sacrifício de Cristo realizado na cruz apenas
com uma pequena diferença sem derramamento de
sangue.
Missa é inteiramente inútil, diante do
que está escrito em Hb 10:14. Não é
sacrifico porque Jesus ressuscitado não pode
tornar a morrer (Rm 6:9; Hb 9:22,28). O sacrifício
de Cristo foi de uma vez para sempre (Hb9:212,24-28;10:10,12,14;
Fp 2:8,9; At 2:33-36).
O Magnificat está registrado na Bíblia
em Lc 1:39-42, mediante isso a igreja acrescentou algumas
coisas:
1 - Maria mãe de Deus
Jesus é Deus feito carne (Jo 1:1,14) - A virgem
Maria foi escolhida para ser a mãe da natureza
humana de Cristo. Ela foi mãe de seu corpo físico,
porem não podia ser mãe de sua Deidade,
Cristo a segunda pessoa da Trindade, é eterno
(Is 9:6; Mq 5:2; Hb 1:10-12; 13:8), sempre existiu como
Deus (Cl 1:16; Jo 8:56-58).
2 - Maria Advogada
A igreja católica apresenta Maria como medianeira
da humanidade. Na Ave Maria rezam: Santa Maria, mãe
de Deus, rogai pôr nós, pecadores, agora
e na hora da nossa morte.
Três motivos para nos dirigirmos a Cristo e não
a Maria:
a) é antibíblico - Cristo é o
único mediador (I Tm 2:5);
b) é inútil - Cristo ensinou que Maria
não tinha mais direitos ou privilégios
do que qualquer pessoa que cresse nEle (Mt 12:46-50;
Lc 11:27-28; Mc 3:31-35)
c) é desnecessário - pôr que fazer
rodeios quando temos o convite de ir diretamente a Cristo
(Hb 4:15,16)
6 - Testemunho de Bert Chezzi - “As devoções
naturais, como a de Maria, pior exemplo, tornaram-se
mais significativas (e eu era um dos que colocavam Maria
completamente fora de cena, anos atrás”
(pág. 114,115).
Comentários: Pôr devoção
à Maria, são recomendadas:
a) Honra especial com o culto de hiperdulia;
b) Reza do Santo Rosário
A teoria de que à Maria se preste um tipo de
culto inferior que ao prestado a Deus é inútil
na prática, pois o adorador comum não
tem capacidade de fazer distinção de cultos,
como também ele não sabe qual a distinção
existe. Assim ela é considerada como uma espécie
de quarta pessoa da Trindade, embora os católicos
afirmem crer na Trindade.
7 - Bert Chezzi continua seu testemunho dizendo: “Especialmente
a vida sacramental da Igreja tem se tornado mais significativa,
particularmente o sacramento da Penitência, que
ambos usamos agora com muito mais resultado e frutos
do que nunca. “ (pág. 114)
Comentários: O sacramento da penitência
também conhecido como da Confissão
é mencionado no Terceiro Catecismo - pág.
126,127, é um meio de obter o perdão de
pecados cometidos depois do batismo. E para que isto se
efetue, torna-se necessário confessar os pecados
ao sacerdote
O rei Davi tendo pecado, dirigiu-se a Deus (Sl 51:1;
I Jo 1:9) As Escrituras falam de arrependimento para
que haja perdão (Sl 32:5; Is 43:25; Mt 6:6-12;
Lc 7:48; Jo 8:11; At 8:22; 10:42,43; II Co 5:18-20).
Onde o pecado é perdoado não pode mais
haver pena a cumprir (Hb 10:17,18).
Conclusão: A vista do exposto, toda pessoa que
agir em desacordo com os ensinamentos de Cristo, tendo
práticas religiosas completamente estranhas e
condenadas pela Bíblia, estão em sério
perigo de condenação, pois não
podemos seguir a Cristo no pecado de idolatria, mas
uma prova de conversão é uma vida que
se inicia no momento em que se crê (II Co 5:17).
Não podemos nos esquecer das advertências
de Jesus em Mt 7:15-23. As obras, é verdade não
produzem salvação. Mas a salvação
produz boas obras. Ler II Co 6:14-18. |